Incentivos de DAISAKU IKEDA, Dr.e Professor Emérito

"Quando o problema serve como uma motivação para que a pessoa abrace o Gohonzon, o estado de Inferno é imediatamente transformado em estado de Buda." (SSL., Vol. 1. p.146)

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Relatório da Viagem

Treinamento na Sede Central da Soka Gakkai – Tokyo

-14 de outubro de 2007-

-“Grupo Sunshine” (Brilho do Sol)-

Relato de Impressão

Meu nome é Sonia Tanaka, atuo como Vice-responsável da Área Chubu-Oeste e como Responsável da Regional Guifu.

No domingo passado, dia 14, eu e mais 19 companheiras representando a Divisão Feminina da Área Chubu-Oeste participamos de um Treinamento na Sede Central da Soka Gakkai em Tokyo.

Esse Treinamento foi uma conseqüência dos esforços, da luta e da dedicação de cada Fujimbu para alcançar o objetivo e o sucesso da Convenção da Divisão Feminina realizada no mês de Junho em todas as comunidades.

Essa viagem foi aguardada com muita ansiedade e expectativa.

Para algumas companheiras que estariam indo pela primeira vez a apreensão era ainda maior.

Porém, quando estamos nos preparando para participar de atividades importantes, os obstáculos aparecem. Não é uma tarefa fácil ter que superá-los mas, foi o “impulso” que deu uma “pitadinha” a mais de emoção e de sentir “que consegui” .

Uma semana antes da viagem nos reunimos e decidimos que cada uma levaria uma carta ao Presidente Ikeda escrita em japonês. Para mim foi um desafio, pois ainda não tinha ousado escrever algo de próprio punho, então essa era a hora de “fazer acontecer”. Comecei a esboçar a carta em português e depois traduzi-la, não deu certo, desisti antes mesmo de terminar de escrevê-la. Decidi então fazer o rascunho já em japonês. Como não falo muito bem e escrevo pouco, quebrei a cabeça por um bom tempo...mas finalmente consegui. Consegui transmitir o que realmente eu queria escrever ao Sensei, e até minha letra ficou bonita. Só por essa conquista já senti que ia valer a pena.

Chegado o dia da viagem a Tokyo.

Tínhamos uma programação intensa e, nos preparar para aproveitar ao máximo desse dia.

Quando chegamos à estação de Shinanomachi, fomos recepcionadas pela Sra. Kobayashi, vice resp. da SGI; pela Sra. Nakamura e também pelo Sr. Shibata. Já na estação recebemos um crachá de identificação e em seguida nos dirigimos à Sede Central.

Lá fomos convidadas a conhecer a área externa da Sede Central e do Centro Cultural da Soka Gakkai. Podemos sentir o quão valioso e importante é o sentimento de Mestre-Discípulo. Que o presidente Ikeda não poupou esforços ao se dedicar em prol do ideal de seu Mestre Jossei Toda e expandir para toda a humanidade.

Em seguida nos dirigimos para a entrega de presentes e cartas ao Sensei.

Durante a parte da manhã ainda restava visitar o Museu de Arte e Cultura Min-On. Foi magnífico!!! Pudemos conhecer vários instrumentos musicais que tiveram grande importância em nossa história cultural. Por estarem em perfeito estado de conservação e de utilização, fomos agraciadas e tomadas de emoções ao ouvir os sons dos vários pianos que lá se encontravam.

À partir do Min-On, a Sra. Hisamatsu, Resp da Div. Da América Latina nos acompanhou durante o dia.

Após o almoço nos dirigimos ao Centro Cultural Internacional Jossei Toda para acompanharmos o Spit do Presidente Ikeda. Que ao final, tivemos a grande honra de recitar Daimoku junto com o Mestre, foi uma imensa emoção!!!

Ainda faltava visitar o Centro Internacional das Mulheres Soka. Um local magnífico!!! Logo no Hall de entrada já se percebe a grandiosidade e a força das Mulheres. Nota-se que se trata de um ambiente agradável, acolhedor, sereno e de determinação. Lá se encontram vários objetos que fazem parte da história do casal Ikeda, e da Soka Gakkai. Os vários presentes e Títulos que o casal recebeu de todo o mundo, inclusive as do Brasil estão expostos no 2º pavimento. Centro Internacional das Mulheres Soka, não havia melhor local para uma foto comemorativa com o Livro “Kaneko, seu Sorriso, sua Felicidade” em nossas mãos, e acompanhadas pelas sras. Kobayashi, Nakamura e Hisamatsu.

Nesse dia o tempo ficou a nosso favor, estava um dia muito agradável fazendo com que aproveitássemos o máximo. Nas despedidas na estação de Shinanomachi, além da Sra. Kobayashi e da Sra. Nakamura tivemos a surpresa de encontrar a Sra. Eiko Akiyama, Coodenadora Geral da DF SGI e a Sra. Kayoko Asano, Coord. DF SGI, que por ali passavam. Que privilégio!!!

No retorno, ainda eufóricas e entusiasmadas predominou o grande sentimento de gratidão ao Mestre, e ter essa oportunidade de fazer parte dessa grande família Soka.

Muito Obrigada!

Nenhum comentário: