Incentivos de DAISAKU IKEDA, Dr.e Professor Emérito

"Quando o problema serve como uma motivação para que a pessoa abrace o Gohonzon, o estado de Inferno é imediatamente transformado em estado de Buda." (SSL., Vol. 1. p.146)

terça-feira, 28 de novembro de 2006

Relato de experiência

RELATO DE EXPERIENCIA


Gosho : RESPOSTA A KYO O

... Creia neste Gohonzon com todo o seu coração. O Nam-Myoho-Rengue-kyo e
como o rugido de um leão. Que doença pode ser obstáculo ... Onde quer que sua filha possa brincar, nenhum mal poderá acontecer, será livre do medo tal como o rei leão...
Mas tudo depende de sua fé. Uma espada será inútil nas mãos de um covarde. A poderosa espada do Sutra de Lótus deve ser manejada por alguém corajosa na fé... Os infortúnios de Kyo o Gozen serão mudados em boa sorte. Reúna a sua fé e ore a este Gohonzon. Então, o que e que não pode ser alcançado ...



Meu nome e Nobuko Akiyama. Sou a 7 a filha do casal Hajime e Tomiko Akiyama . Tive a imensa boa sorte de já ter nascido quando meus pais se converteram e receberam o Gohonzon – no Brasil. RESPOSTA A KYO O - do qual pincei alguns trechos foi o Gosho que minha mãe mais insistia que eu lesse. Levei muitos anos ate compreender a razão de tal insistência... Tivemos uma relação bem difícil e eu, por muitos anos não conseguia chama-la de mãe pois não fui criada por ela e sim pela minha avo. Sentia-me rejeitada e não compreendia que por problemas de saúde de meu irmão mais velho, ela não pode acompanhar meu desenvolvimento. Fui estimulada e ensinada a ser independente , o que a assustava , e desde criança, agia, pensava e falava como adulta. Durante anos minha mãe procurou se aproximar de mim ate que, com 15 anos, ela relatou seu inicio de pratica e suas dificuldades na criação dos filhos... E em especial, sua dificuldade em se aproximar de mim. Começamos a nos aproximar um pouco mais após o falecimento de minha avo. Eu já tinha passado no vestibular da Federal do RJ e envolvida com o movimento estudantil da época (período da reabertura política brasileira ) acabei por me afastar da Gakkai e da Kotekitai . Mantive a pratica diária, mas ela já não era tão firme ... Tudo foi motivo para me afastar ...O estudo, o trabalho, as atividades do movimento estudantil (alfabetizava crianças e adultos,etc) e tambem o namoro ! Planejei casar , apesar de ter afirmado aos meus pais que não queria família, pouco antes de conhecer aquele que se tornou meu marido.
Tinha conseguido uma bolsa de pesquisa que me permitiria estudar e viajar fazendo o que mais gostava , estava com casa financiada, carro, moveis eletrodomésticos... quando tudo estava pronto para que eu zarpasse rumo ao que seria meu destino, minha mae infartou e teve um AVC (acidente vascular cerebral isquêmico , o popular derrame) que a levou ao coma... A tomografia revelou que uma grande area de seu cérebro fora danificada e os ultrassons revelaram que havia uma grande obstrução nas carótidas o que complicava bastante o seu quadro... Hipertensa, o ideal seria manter sua pressão em 12,13 por 9 no maximo, porem a obstrução impedia a passagem de sangue para o cérebro e somente com uma pressão arterial de 14 ou 15 por 10 seria possível mante-la consciente... Não havia como prever como ela retornaria do coma (seqüelas) e a previsão do neurologista foi bastante sombria... maximo de 5 anos de sobrevida, diante do quadro medico. Foi um baque em todos os meus planos. Eu não podia abandona-la e ir viver minha vida tranqüilamente! Ao olhar para meu pai, outro choque... Estava completamente transtornado, irreconhecível... Meus dois heróis passaram a precisar de mim!!!!!! A única lembrança que ficou daqueles dias infernais foi o ato de fazer Daimoku no ouvido de minha mãe para que ela soubesse que eu estava ali e não a abandonaria!!!! O ato de fazer Daimoku em seu ouvido foi a lembrança de uma orientação que ela havia dado a uma pessoa que teve o mesmo problema... Ela acordou do coma 3 dias apos e fiquei feliz por ela me reconhecer e beijar minhas mãos por estarmos fazendo Daimoku juntas! Ela havia perdido a voz e eu passei a ser sua voz... Muitas vezes, transtornada, eu tinha que falar em nihongo pois o português ela não estava entendendo... Aos poucos, foi perdendo todos os movimentos do lado direito... Por fim, já não andava mais. Esta luta durou 10 anos. Como eu tinha dito,meu pai também adoeceu – Parkinson – e ficou dependente de meus cuidados. Alem dos dois, meu irmão mais velho ficou paraplégico ao reagir a assalto e levar um tiro. Ele tinha 4 filhos pequenos... Houve época em que me dividi em 3 hospitais, casa de meus pais (tinha ainda 2 irmaos solteiros) , minha casa, a faculdade,trabalho, a casa de meus irmãos e a educação de seus filhos... Não sobrava tempo para mais nada. As vezes, eu tinha que ser internada as pressas... hemorragia digestiva. Eu mal tinha tempo para me refazer e para adoecer! Algumas vezes, meu pai desmaiava e seu coração praticamente parava de bater... Foram muitas as vezes que tive que fazer a massagem cardíaca para que ele retornasse e recobrasse a consciência... Seu corpo foi deteriorando e assim como a minha mãe, acabou por usar a cadeira de rodas pois já não conseguia movimentar-se sozinho... Foi terrível admitir que não tinha mais forças para continuar lutando contra a morte!!!! Estava travando uma luta interminável... Com o passar dos anos admiti a verdade... Meus pais estavam sofrendo demais com os limites impostos pela doença e eu não conseguia mais afastar a possibilidade da morte. Sim, a morte e inevitável! Quando encarei esta verdade, estava exaurida e completamente deprimida. A morte de meus pais e do meu irmão fez me sentir culpada, mesquinha e percebi o quanto tinha sido ma filha!!!!
Procurei refugio em outras religiões , mas não encontrei consolo algum. Ao mesmo tempo, minha vida pessoal era um completo desastre!!!!! Todos pais sonham que seu filho tenha conforto e segurança material... Eu tinha casa, carro, marido medico, uma vida atarefada porem vazia de propósito! Tentamos por anos ter filhos, cheguei a fazer bebe de proveta, sem sucesso!!!! O sentimento de inutilidade e de fracasso era total! Houve dias em que mal saia do quarto, não abria as janelas (morava no sétimo andar, equivalendo a décimo... e a tentaçao de pular e acabar com tudo foi enorme!...)
Sorria para as pessoas mas estava completamente infeliz!!! Conforto material, marido respeitável... nem sempre isso traz conforto espiritual!!!! Procurei conforto em diversas religioes, mas não encontrei consolo em lugar algum!!!! Confrontar-me com a derrota de minha vida pessoal não foi fácil... Meu casamento acabou (pior foi admitir que apesar de amar meu parceiro, nossos caminhos já não eram os mesmos!), meus projetos profissionais naufragaram (mestrado), estava doente física e emocionalmente (depressão pos-trauma, baixa auto-estima, hipertensa,etc)...
O divorcio foi conquistado aqui no Japão, onde reencontrei meu núcleo familiar que me deu todo apoio para que eu me reconstruísse. Mas continuava a me sentir perdida, sem rumo!!! O pior de uma viagem e não ter um objetivo... O pior de uma vida e não ter uma meta a ser conquistada!!!!! Dormir, acordar, comer, beber, trabalhar... Sem destino, a vida fica vazia! Reencontrei meus amigos de infância (todos nascidos e criados dentro da Gakkai), tinha meu irmão (Hiroshi , o único a continuar praticando) e ainda tinha muitas duvidas... Todas as vezes que rezei em minha vida, não foi outra coisa senão o NAM-MYOHO-RENGUE-KYO e, fechando os olhos, a imagem que me vem sempre e única – o GOHONZON . Foi assistindo um DOTYU , a transmissão do Sensei no Kaikan de Fukuroi que decidi voltar. As palavras dele, a musica da ONGAKUTAI , tudo!!!! Foi um reencontro com meu refugio, a morada dos meus sonhos... Sim, conforto material faz bem, mas não e tudo que eu quero na vida!!!! Quero mais, quero a PAZ espiritual que somente a pratica budista me da!!!!
Recebi meu GOHONZON aos 40 anos, mesma idade que meu pai tinha quando recebeu o dele... Foi através do casal Assaoka que consegui recebe-lo e consagra-lo em minha casa, aqui no Japão. No momento em que consagrei o GOHONZON , senti que havia voltado para o conforto e a segurança de meu LAR. Meu refugio. Refugio do meu ser... Para quem desconhece o idioma japonês, quero esclarecer – NOBUKO quer dizer FILHA DA FE, nome que recebi da Gakkai. Sem a fé, eu nada sou! Posso ter perdido inúmeras batalhas, mas não perdi meu espírito guerreiro de lutar pela PAZ MUNDIAL! Posso ter deixado meu lado ingênuo e inocente de ver as coisas, mas continuo sonhando com um mundo melhor... E a base da construção de um mundo melhor, se constrói dentro de nos!!!! NAM-MYOHO-RENGUE-KYO!!!!!!

Nenhum comentário: