Incentivos de DAISAKU IKEDA, Dr.e Professor Emérito

"Quando o problema serve como uma motivação para que a pessoa abrace o Gohonzon, o estado de Inferno é imediatamente transformado em estado de Buda." (SSL., Vol. 1. p.146)

domingo, 29 de novembro de 2009

Simplesmente, Nobuko!


Por ocasião da visita da Coordenadora da DF da BSGI, pudemos ouvir o relato de experiencia da nossa companheira Nobuko Akiyama, que reproduzimos abaixo. Parabéns Nobuko!!!!!!!!...


Meu nome é Nobuko Akiyama. Sou fukushi e recebi meu Gohonzon em 15/09/2005, em Fukuroi, Japão.Atualmente, luto como responsável da comunidade de Haibara pelo Grupo Brasil.
Em fins de 2008 fiz uma auto-avaliação: insatisfeita comigo mesma (sou divorciada e sem filhos, não posso culpar ninguém), percebi minha estagnação em não dar continuidadesa minha Revolução Humana.
Neste período, comecei a sentir fortes dores abdominais ocasionais que me impediram de cumprir todos meus compromissos nas atividades. Os exames médicos foram inconclusivos.
Baseando-me então nas orientações recebidas e no estudo do Gosho, iniciei minha batalha voltando ao ponto primordial: Daimoku, Daimoku e muito mais Daimoku, lembrando sempre do "Zettai makenai" (jamais serei derrotado)e "Zettai akiramenai"(jamais desistirei). Então, entrei 2009 com o objeticvo de SER FELIZ, não importando o que viesse a me acontecer.
Lembrando duas frases de Nitiren Daishonin:
1. "Não há maior felicidade para os seres humanos que orar o Nam-Myoho-Rengue-Kyo." (A felicidade neste mundo;END, vol III p.199).
2. "Para as mulheres mudarem seus carmas determinados praticando o Sutra de Lótus é tão natural como o arroz amadurecendo
no outono e os crisântemos florescendo no inverno. Quando eu, Nitiren, orei por minha mãe, não somente sua doença foi curada, mas ela foi capaz de viver por 4 anos mais.
A senhora também é mulher e agora caiu doente; portanto é a época para a senhora basear sua fé no Sutra de Lótus e aprender que benefícios este lhe trará."(END, vol I, p.218)
2009 começou e TUDO aconteceu:
. Fui demitida em final de janeiro; DAIMOKU
. Peguei rotavírus em fevereiro, me impedindo de me candidatar a um trabalho no bentoya (fábrica de comida pronta); DAIMOKU
. Só em março consegui dar entrada no seguro desemprego; DAIMOKU
. Em maio, fortíssimas dores e meu médico suspeitou de cálculo renal; DAIMOKU
. A persistência das dores fizeram meu médico me encaminhar ao Hospital de Haibara, mal conseguia andar e me manter ereta; DAIMOKU
. No Hospital foi descartado o cálculo e verificou-se necrose de 2/3 de meu útero, indicação de cirurgia para retirada; DAIMOKU.
. Decidi pela cirurgia de retirada total, ali mesmo em Haibara, só faltando marcar data e exames pre-operatórios;DAIMOKU
. Minha pressão e batimentos cardíacos estavam alteradíssimos, coisa que atribuí ao forte stress da situação; DAIMOKU.
. O Daimoku e o médico suspenderam a cirurgia programada. Fui encaminhada para tratamento médico de Kino kojosen kooshin sho ou hipertireoidismo; DAIMOKU
. Meu seguro-desemprego(shitsugyo hoken) foi suspenso. Razão: tempo de tratamento e recuperação excedia 30 dias, impedindo-me de receber o Shobyo teate(apoio para doentes).DAIMOKU, DAIMOKU E MAIS DAIMOKU.
. Sentei-me novamente na frente do Gohonzon. A decisão de cirurgia e de me restabelecer estava feita. Mas como me manter sem onerar e prejudicar os demais?DAIMOKU.
. Precisava cortar custos, moro só, chamei meu senhorio e ia lhe devolver o apato alugado. Ia perder minha autonomia de morar só e sairia de Haibara.Fiz Daimoku e chorei.
. Dialoguei com meus irmãos (desempregados) e tive apoio pra me mudar e morar com um deles. Mas não queria incomodá-los com meus problemas; DAIMOKU.
. No meio disto tudo, fiz Daimoku com muitas pessoas. Agradeço de coração a todos os companheiros que foram mais que família. Agradeço a toda a Shizuoka, meus Zentishikis!
. Recebi a ligação de um irmão com quem vivia às turras: "Eu te amo, minha irmã!", irmãos que não se falavam passaram a se falar; DAIMOKU!( Obrigada Sra. Hossoya pela orientação sobre harmonia familiar ).
. Meu irmão mais velho me falou sobre o Seikatsu Hogo (lei que protege a sobrevivência de quem não tem mais a quem recorrer). Amigos me encaminharam a um advogado gratuito que intermediou o pedido a Prefeitura de Makinohara; DAIMOKU!
. Quando o senhorio ouviu meu pedido que aceitasse de volta o apato, ele me surpreendeu: abriu mão do aluguel, pediu que eu repousasse, me preparasse para a cirurgia
e me recuperasse, que só voltasse a lhe pagar o aluguel depois de voltar a trabalhar, DAIMOKU!
. Agradeci seu apoio, mas jurei diante do Gohonzon que eu haveria de pagar minhas contas, que não prejudicaria ninguém, que eu não seria um peso.
Decidi ficar e enfrentar tudo em Haibara; DAIMOKU!
. Diante de um "Acho que vou conseguir", levei uma senhora bronca do Takiy ( Responsável e "papy" de Shizuoka): "Você não acha, você conseguirá, mude sua decisão diante do Gohonzon." Resposta: Hai.DAIMOKU E MUITO MAIS DAIMOKU pedindo perdão pela dúvida em meu coração. Diante do Sr. Aoshima, ouvi: "Zettai makenai, zettai akiramenai." Resposta: Hai.DAIMOKU!
. E eu estava diante do Gohonzon, fazendo as 6 horas de Daimoku, quando recebi a ligação me comunicando que teria tudo custeado pela Prefeitura:
aluguel, meus custos e toda a parte médica.
. Fiquei catatônica, levei alguns minutos até entender. Agradeci. Desde julho só faço agradecer. Objetivei minha "cura total: cirurgia tranquila, biópsia negativa pra cancer, recuperação em minha casa, novo trabalho - objetivei meu contrato de trabalho direto com um kaisha (fábrica). Mais Daimoku.
. 9 de setembro, a cirurgia transcorreu tranquilamente. Foi retirado o útero e uma parte do intestino que estava aderida. Minha recuperação foi ótima, todos foram
muito carinhosos e prestativos; Daimoku!
. 7 de outubro, fui entrevistada e contratada, direto com a fábrica, contrato de 1 ano de trabalho. 8 de outubro: 45 anos de VIDA, almoço comemorado com meu irmão mais novo. Comecei a trabalhar dia 13 de outubro; DAIMOKU!
. 16 de outubro, falecia meu irmão mais novo de AVC hemorrágico. Seu semblante era a de um sonho tranquilo, eu sei que ele cumpriu sua missão.DAIMOKU.
Ele cuidou de mim e esperou que eu estivesse bem pra partir... Ele foi o mais amoroso dos irmãos e eu, a mais chata... Daimoku pra mudar meu jeito de ser!
Mas ele realizou meu sonho: a de ver meus irmãos mais velhos fazendo o Gongyo e Daimoku juntos. Olhei para meu irmão mais novo e compreendi. Compreendi minha missão. E fiquei muito mais feliz quando meus sobrinhos fizeram o gongyo comigo sem nunca terem feito Gongyo na vida! DAIMOKU agradecendo TUDO!
Daimoku agradecendo muito estes pequenos, mas maravilhosos momentos de felicidade, no meio do luto.
. 25 de outubro ,Convenção da Regional Shizuoka, lema: ZETTAI MAKENAI (jamais ser derrotado). A mais simples, mas a mais feliz! DAIMOKU!
. No dia 1 de novembro, realizamos minha primeira Reunião de Palestra como Responsável pela comunidade Haibara. Novos desafios: objetivo de trabalhar duro para e pelo Kossen-Rufu, desenvolvimento de novos valores humanos, "trabalho" de equipe pela e para a Comunidade de Haibara. Nossa Haibara Monarca: a Comunidade que escolhi ser minha família, a Localidade que me acolheu e apoiou. DAIMOKU!
. Na mesma semana Daimokutossus nos blocos da comunidade. Velhos companheiros retornando, Chakubukus sendo feitos! DAIMOKU!

. Minha missão: "Medito constantemente. Como posso conduzir as pessoas ao caminho supremo e fazer com que adquiram rapidamente o corpo de um Buda?"(LS16 , 232)
"Mai-ji-sa-ze-nen. I-ga-ryo-shu-jo. Toku-nyu-mu-jo-do. Soku-jo-ju-bu-shin." "Nam-myoho-rengue-kyo, Nam-myoho-rengue-kyo, Nam-myoho-rengue-kyo."


"A velha raposa jamais esquece a colina onde nasceu; a tartaruga branca retribui a gentileza que havia recebido de Mao Pao. Se mesmo criaturas inferiores sabem o suficiente para agirem assim, então os seres humanos deveriam fazê-lo muito mais!"
"O tamanho das ondas depende da força do vento; a altura das chamas depende da quantidade de lenha que é queimada;
o tamanho das flores de lótus depende do lago em que crescem, e o volume da chuva depende da força do dragão. Quanto mais profundas as raízes, mais abundantes serão os ramos.Quanto mais distante a fonte, masi longa é a correnteza."
Nitiren Daishonin, Retribuição aos débitos de gratidão.
2009 foi o ano em que desenvolvi uma forte fé, sem superstições. Pés no chão, olhar perdido no horizonte? Não mais. Olhar fixo no Gohonzon, Daimoku soando em meu coração. Uma fé que me fez mais forte, 2009 em que saí da inércia e decidi iniciar minha Revolução Humana. Obrigada, muito obrigada a todos pelas orientações, apoio e Daimoku!
Obrigada amigos Zentishikis! Obrigada Mestre, por ser minha referência e exemplo de VIDA!
"Ichiban kuroshinda hito ga ichiban shiawase ni nareru noda!" (A pessoa que mais sofre se tornará a pessoa mais feliz.) Daisaku Ikeda
Obrigada a todos pela oportunidade de fazer este pequeno relato!

Nobuko Akiyama, Toyohashi, Japão, novembro de 2009., Toyohashi, Japão.

Nenhum comentário: